A concessão do registro de Indicação Geográfica (IG) é atribuída a produtos ou serviços que são representativos de sua região de origem, conferindo-lhes reputação, valor intrínseco e identidade distintiva em relação a produtos similares disponíveis no mercado. Esses produtos são reconhecidos por sua qualidade única, que resulta de recursos naturais como solo, vegetação, clima e know how (saber fazer).
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) aprovou o pedido de Indicação de Procedência (IP) para as pimentas do reino com a denominação “São Mateus” e a pimenta rosa in natura ou beneficiada com a denominação “Espírito Santo”.
A concessão da Indicação Geográfica tem como objetivo estabelecer padrões para os produtos, em conformidade com as normas legais, trabalhistas, ambientais e, principalmente, de qualidade do produto final. A IG visa manter a qualidade da pimenta rosa no mercado internacional e permitir sua entrada em mercados mais exigentes, que oferecem melhor remuneração.
A área abrangida pela Indicação Geográfica engloba nove municípios: São Mateus, Linhares, Aracruz, Sooretama, Jaguaré, Nova Venécia, Boa Esperança, Pinheiros e Conceição da Barra.
Mas o que torna a pimenta da região do Norte diferente?
Alguns estudos realizados em universidades mostram que a pimenta rosa de São Mateus possui um teor de óleo maior em comparação com outras regiões. Ainda não se sabe ao certo se isso se deve ao clima, solo ou às variedades predominantes na cidade.
Também é possível notar que a pimenta de São Mateus possui um sabor distinto, com notas de manga e cajá, o que pode ser um elemento-chave para a concessão da Indicação Geográfica. Essas características sensoriais únicas contribuem para a identidade e reputação do produto, agregando valor à pimenta e diferenciando-a das demais disponíveis no mercado.
Através da Indicação Geográfica, busca-se preservar e destacar essas características especiais da pimenta de São Mateus, proporcionando aos consumidores uma experiência gastronômica diferenciada e reconhecendo o terroir da região como um importante fator na qualidade e no sabor do produto.
Interessante, não é mesmo? Fique por dentro de mais notícias acessando o nosso blog! Aproveite e nos siga nas nossa redes sociais!