A caixa d’água é um reservatório responsável por armazenar água que será utilizada para consumo humano. Por esse motivo, é imprescindível que ela seja mantida em boas condições de limpeza e higiene para garantir a qualidade da água que será consumida.
A realização de análises periódicas da água é importante para verificar se ela está própria para o consumo, mas somente isso não é o suficiente. A limpeza regular da caixa d’água é fundamental para evitar a proliferação de microrganismos nocivos à saúde.
Além disso, a limpeza da caixa d’água previne o acúmulo de sujeira, como folhas, insetos e outros detritos que podem contaminar a água. Também evita o surgimento de umidade e mofo, que podem causar mau cheiro e afetar a qualidade da água.
Qual deve ser a frequência e como limpar a caixa d’água?
É importante ressaltar que a frequência da limpeza da caixa d’água varia de acordo com a região e as condições locais.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a limpeza de caixas d’água seja realizada a cada 6 meses para garantir que o abastecimento de água para a sua família ou empresa seja saudável.
Para garantir uma limpeza eficiente, é preciso seguir algumas recomendações, como fechar o registro de entrada de água, esvaziar completamente a caixa, remover toda a sujeira e aplicar produtos adequados para desinfetá-la.
Depois da limpeza da caixa d’água, realize uma análise da água!
Após a limpeza da caixa d’água, uma análise de água pode ser realizada para garantir maior tranquilidade.
A falta de limpeza desses recipientes pode ocasionar acúmulo de sujeira, surgimento de toxinas, bactérias e, além disso, pode servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças como a dengue e a febre amarela.⠀
Por isso é muito importante a higienização da caixa d’água e uma análise da água!
Entre em contato com a SafraLab para realizar sua cotação! Aproveite e visite nossas redes sociais.